Heranças de Pindorama



Pindorama é uma designação para o local mítico dos povos que falam línguas da família linguística tupi-guarani, que seria uma terra livre dos males; conhecida também como região das palmeiras. Nesse sentido, assim como os indígenas serão exaltados em luta e história, nós iremos retratar o caminhar e as batalhas diárias que atravessaram e ainda atravessam a vida do povo preto. Nada mais justo, portanto, que tratarmos esses povos como herança. Herança essa de tudo que temos e construímos hoje como ciência, valorizando suas maneiras e saberes.


Influências Africanas e Indígenas na Ciência

 

A palavra Pindorama, traz consigo a herança de significativa parte de nossa história, por isso gostaríamos de esclarecer a importância de trazer para a discussão as influências que povos como o indígena e o negro trouxeram à ciência. Tratados como minorias, consistem na verdade, na maioria de todas as construções que hoje nos dão suporte, como as raízes que sustentam nossas árvores e, assim, moldam nossa vida. A natureza, em sua formação, tem o conhecimento, o cuidado e o respeito desses povos e isso vem muito antes da imensa exploração iniciada pelos Europeus a partir de 1500, que invadiram a terra que hoje chamamos Brasil.

Se olharmos o antes e tudo que tínhamos, chegamos ao nome da nossa semana. Pindorama é uma designação para o local mítico dos povos que falam línguas da família linguística tupi-guarani, que seria uma terra livre dos males; conhecida também como região das palmeiras. A "invasão de Pindorama", é extremamente conhecida e aclamada por todos nos livros de história e, apesar de no primeiro contato de leitura não ser um nome comum a nós, se pensarmos na forma popular e ensinada nas escolas, esse momento é conhecido como "A Descoberta do Brasil". Nesse sentido, assim como os indígenas serão exaltados em luta e história, nós iremos retratar o caminhar e as batalhas diárias que atravessaram e ainda atravessam a vida do povo preto. Nada mais justo, portanto, que tratarmos esses povos como herança. Herança essa de tudo que temos e construímos hoje como ciência, valorizando suas maneiras e saberes.

Desta forma, vemos que a ciência é uma prática antiga que vem se embelezando de forma criativa e enriquecedora, e é claro que ela não ficará de fora, afinal, o tema engloba cada segmento dessa área a qual esses povos fazem parte. E em nome do respeito e admiração às histórias dos povos pretos e dos povos indígenas, a comissão não quis atribuir um nome eurocêntrico a esse momento, visto que os europeus são os responsáveis pela grande exploração e assassinato desses povos e até mesmo, no caso dos indígenas, um imenso genocídio.

Dessa maneira, Pindorama é resistência, Pindorama é nosso passado e trazê-lo a tona é extremamente necessário, posto que somos cientistas em formação e temos obrigação de mostrar as verdades das nossas raízes que são por muitas vezes silenciadas.

Esses povos são, portanto, extremamente importantes para construção do que hoje designamos como ciência. Sendo assim, iremos, durante uma semana, expôr e enaltecer aqueles que merecem ser verdadeiros protagonistas.

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora