Fossilizarte: Uma oficina de Cienciarte

Mestre Alberto Alexandre Lazzaroni
Robson Francisco Martins
Segunda 18/11/19 - Tarde - (16 às 17h)

Após um pequeno momento de reflexão, é explicada a técnica, a ser utilizada, aos participantes para que eles possam confeccionar as gravuras. Essa é uma variação da técnica da xilogravura sendo que, ao invés de madeira, utilizamos o gesso.

Projeto Divulga EducAção: Métodos e Ferramentas para a Propagação da Divulgação Científica e Educação Ambiental

Daniel de Abreu Damasceno Júnior 
Mestra Priscila Monteiro Alves
Segunda 18/11/19 - Tarde - (16 às 17h)

Elaborar métodos para a divulgação científica, de maneira a sensibilizar a população por meio de atividades lúdicas, modelos didáticos e jogos eletrônicos; Capacitar profissionais do meio científico para que conheçam, aperfeiçoem e criem métodos lúdicos de ensino; Fornecer ferramentas de ensino aos profissionais que lecionam a Ciência na educação básica. 

Oficina de Ensino de Ciências

Marly da Cruz Veiga
Luana de Paula Parreira
Segunda 18/11/19 - Tarde - (16 às 17h)

A oficina será sobre as formar de ensinar ciência na prática, voltado também para a divulgação científica.

Metodologias para Divulgação Científica

Beatriz dos Santos Melo 
Luiz Alberto de Souza Filho 
Terça 19/11/19 - Manhã (11 às 12h)

A oficina irá apresentar as diferentes formas de utilização dos meios de comunicação para a realização da divulgação científica. 
-O que levar para essa oficina: papel e caneta/lápis
Meios de comunicação para divulgação científica.

Metodologias Ativas para o Ensino em Educação Sexual

Beatriz dos Santos Melo 
Beatriz Silva de Souza
Dulce Maria F. de Castro 
Lucas Tovar
Terça 19/11/19 - Tarde (15:30 às 16:30)

 A oficina consistirá na apresentação de metodologias ativas para a abordagem de educação sexual dentro da sala de aula, em feiras de ciências e em de mais eventos abertos ao público.
-O que levar para essa oficina: canetas coloridas.

Técnicas de Captura, Identificação e Manejo de Pequenos Mamíferos não Voadores

Verônica Parente Gomes de Araujo 

Terça 19/11/19 - Tarde (16:30 às 17:30)

O objetivo é apresentar as principais técnicas e métodos de estudo aplicados aos pequenos mamíferos silvestres não voadores. A oficina consistirá na abordagem direta dos protocolos utilizados, logística e organização da coleta de dados através de uma abordagem teórica e uma parte prática, na qual será simulada a coleta de dados em campo.
-O que levar para essa oficina: trena ou régua. 

Que Som é Esse? Desvendando a Vocalização no Mundo Animal

Guilherme Maricato
Eduardo Cabral Casado Lima 
Quinta 21/11/19 - Tarde (13 às 14h)

Falar sobre bioacústica e ensinar o uso básico do programa RAVEN, muito utilizado em diversas áreas (cetáceos, aves, morcegos, anfíbios) para análises acústica.
-O que levar para essa oficina: notebook com o programa RAVEN LITE instalado (https://ravensoundsoftware.com/) 

Identificação de Espinheira-santa Comercializada no RJ

Dr. Gabriel Uriel Cruz Araújo dos Santos
Sexta 22/11/19 - Manhã (10 às 11h)

A espinheira-santa é uma planta medicinal e ritualística comercializada no Estado do RJ, entre outros. Em muitos casos, a planta vendida não é a verdadeira espinheira-santa, e sim uma outra espécie que representa adulteração. Esta oficina visa apresentar a planta verdadeira e a planta falsa, ambas comercializadas no RJ, para auxiliar os participantes a reconhecer a espécie verdadeira.

Alimentação viva: Suco da Luz

Técnica Hetinett G.Escobar  
Sexta 22/11/19 - Manhã (11 às 12h)

A educadora irá falar sobre o que é alimentação viva e apresentar a promoção da saúde e ambiente, promovidos por essa terapia.
-O que levar para essa oficina: 2 maçãs e 1 molho de verdura (exemplo: hortelã, chicória, couve, brócolis...)

Respira e Não Pira: Otimização do Tempo para Produção Acadêmica

Pós-doc. Luisa Maria Diele-Viegas
Sexta 22/11/19 - Tarde (13:30 às 14:30)

O meio acadêmico pode ser extremamente estressante. Vivemos sob pressão o tempo todo. Estamos cada dia mais estressados e ansiosos, temos cada dia mais casos de depressão no meio acadêmico, tudo isso porque muitas vezes as cobranças se transformam em insegurança, que gera ansiedade, que pode levar a procrastinação ou dificuldade de concentração. O objetivo dessa oficina é dar algumas dicas sobre como organizar seu tempo e conseguir produzir mais na vida acadêmica, de uma maneira suave e sem dor. A ciência precisa de mais união e cooperação, e menos competição e mesquinharia. O intuito dessa oficina é esse: compartilhar experiências! 


Mulheres na Ciência: Jogos de Descobertas

Michelle dos Santos Faria
Larissa de Oliveira Bastos
Quinta 21/11/19 - Tarde (15h30 às 16h30)

A oficina consiste na apresentação de pesquisas que revelam a presença/ausência de mulheres negras nas ciências, seguida da apresentação de algumas histórias de vida destas mulheres. A partir dos dados apresentados, buscamos debater sobre o histórico e a invisibilidades das cientistas negras nas ciências, sobretudo na química e na física. A realização de três jogos com foco nas pesquisas e prêmios que algumas cientistas brasileiras receberam ao longo das décadas será a base das atividades. 

Inoterapia - Terapia Animal Assistida com Cães

Pós Doutorando Alexandre Ribeiro Bello
André Luiz de Souza da Cunha
Quinta 21/11/19 - Tarde (15h30 às 16h30)

A cinoterapia é um tipo de terapia realizada com cães, cujo método utiliza o cão como co-terapeuta durante as sessões, devidamente acompanhados por profissionais de diversas áreas, que utilizam o animal como instrumento reforçador, estimulador e facilitador da reabilitação global do assistido. Pode ser aplicada a qualquer faixa etária, especialmente em crianças e idosos. O animal proporciona, principalmente, a melhora da autoestima em crianças com deficiências e nas pessoas da 3ª idade, além de promover maior sociabilidade, estimulando diversas áreas do desenvolvimento humano.

Técnicas de Cultura de Tecidos Vegetais e suas aplicações na licenciatura, pesquisa e indústria

Cecília Azevedo de Souza
Dra. Lívia da Silva Cordeiro
Quinta 21/11/19 - Tarde (16h30 às 17h30)

Oficina prática onde serão realizadas técnicas de cultura de tecidos vegetais, como preparo de meio, micropropagação e criopreservação. Adicionalmente serão discutidas as formas de utilizar esses conhecimentos nas diferentes áreas de trabalho da biologia: em sala de aula, na pesquisa e na indústria. 

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora